quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Marketing - estratégia, criação e inovação




Pois é, vivemos numa fase em que cada dia mais as empresas investem em marketing desesperadamente, atirando para todos os lados para vender seus produtos e serviços, muitas dessas empresas se espelham no marketing de 10, 15 anos atrás e esquecem que o tempo passa, que as necessidades são outras, que o "mundo é outro".


Uma pena que agumas agências também ainda não acordaram para essa nova realidade e infelizmente administram suas campanhas como na época da pedra, com o carrinho lá de Fred Flinstones.

Essa reportagem da revista marketing é tudo de bom, aliás, pense numa revista que traz inúmeras informações que enriquecem e nos fazem pensar...

Cases modernos de marketing

A comunicação de massa morreu e está sendo substituída por estratégias diferenciadas para cada segmento e até para cada cliente. Nesse contexto, a propaganda cede espaço a uma abordagem mais abrangente, denominada por Philip Kotler de “comunicação integrada de marketing”, na qual há uma mistura de publicidade, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto. “É preciso constatar que está em andamento uma mudança de paradigma na área de marketing e que os líderes de amanhã serão aqueles que praticarem o marketing de amanhã, e não o de ontem”, ressalta um dos maiores especialistas do setor em suas concorridas palestras pelo mundo.
Anunciada desde o ano 2000 por autoridades do marketing, como Al Ries, Chuck Martin e John Stanton, essa tendência parece ter chegado ao Brasil com força total. É o que nos mostra nesta edição a equipe de Marcelo Heidrich, presidente da Ponto Brand Promotion. Há cinco anos, a agência entendeu que para desenvolver ações rentáveis para o cliente era preciso extrapolar o segmento do marketing promocional e investir em um novo conceito. O resultado foi a criação de uma agência estruturada sob três pilares (estratégia, criação e inovação) que tem atraído cada vez mais a atenção do mercado anunciante por promover a tão comentada comunicação integrada de marketing. Nossa reportagem de capa deste mês com a Ponto Brand Promotion mostra que a preocupação com o cliente está sendo finalmente implantada e não apenas anunciada em longos discursos promovidos pelos principais players do setor.
Enquanto isso, em Brasília, o que restou da equipe do governo Lula corre para apagar os incêndios gerados por ministros curiosos, assessores despreparados e até por um caseiro bastardo que ganhou fama nos noticiários. A surpresa é que, diferentemente do que aconteceu no passado, a economia brasileira segue seu caminho sem muitos altos e baixos. Do outro lado do balcão, anunciantes continuam investindo em campanhas milionárias, como o patrocínio do Cirque du Soleil (espetáculo que chega ao país em agosto), sem se preocuparem muito com os escândalos políticos. Outro exemplo disso pode ser visto na entrevista do diretor de marketing promocional da Embraer, Graciliano Campos. Nela, ele anuncia a nova rota de investimentos dessa que é uma das maiores fábricas de aviões do mundo: o foco agora é na aviação executiva. Diante desse novo panorama, parece que finalmente o Brasil vai decolar!




Anna Gabriela Araujo Editora






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