segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Mentira Tem Perna Curta



Percebo que o hábito de mentir está de tal forma arraigado em nossa cultura, que desconfio que o nosso povo não saiba mais viver e se relacionar, sem ter que emitir umas “mentirinhas” de vez em quando.

Desde a infância somos instados a mentir, a partir dos exemplos dos adultos. O filho vê a MÃE pedindo para dizerem ao telefone que ela não está, ouve a mãe falando mal de alguém, depois a vê cumprimentando a pessoa com um sorriso largo no rosto, dizendo que estava com saudades e tudo mais. A semente da mentira e falsidade já está semeada no infante coração.


Mas a medida que a pessoa cresce, as mentiras também crescem, suas formas se diversificam, suas manifestações são mais complexas, mas o princípio é o mesmo – ocultação da verdade, distorção de fatos.

Jesus, certa vez disse: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.”- Mateus 5.37. Ele estava apelando para nossa consciência moral, para sempre fizéssemos uma escolha pela verdade, custe o que custar, transparecido em nosso falar.

Por isso a verdade, às vezes é tão insuportável. O homem não quer trazer à luz seus pecados, confessá-los, admiti-los. Então o que ele faz? Coloca máscaras, ele se maquia, coloca vestes diferentes, sendo o que ele não é.


Mas a mentira tem mesmo perna curta. Logo é descoberta, e nos deixa nus, envergonhados. Para sustentar uma só mentira precisamos criar mais uma dezena. Não vale a pena viver na falsidade, na hipocrisia, ela envenena nosso coração e adoece nossos ossos.


Prime pela verdade, fale a verdade, viva a verdade, e você será mais saudável, será mais amado, amará mais. Pense nisso
Edmar Miguel é Teólogo, licenciado em Filosofia

Acho que esse texto dispensa comentários, mas de qq forma reforçando,
Prime pela verdade, fale a verdade, viva a verdade, e você será mais saudável, será mais amado, amará mais.