terça-feira, 6 de maio de 2008

Marcas que eu gosto 2007

Diário de Pernambuco

Sem filas e longe do calor da rua

Livrarias oferecem facilidades e segurança para compras online

Neusa Rodrigues
DA EQUIPE DO DIARIO

No começo do ano, nem prometendo conforto, como ar condicionado, amplo estacionamento e manobrista, as livrarias garantem a tranquilidade dos pais mais escolados. Todo mundo que tem filho sabe a loucura que fica o comércio na época de comprar o material listado pelo colégio. Uma saída para aqueles que pretendem fugir das filas e dos aborrecimentos é comprar os produtos pela Web.
Algumas livrarias do Recife capricharam na segurança e na infra-estrutura dos seus sites, esperando o aumento da demanda. A Modelo Online (www.modelo-online.com.br) é um exemplo. Criada em abril do ano passado, a página lançou nesta semana o serviço de vendas online.
“A Modelo Online, que é uma unidade da corporação formada pelo Atacadão e livrarias Modelo, conta, por enquanto, com 2,5 mil itens”, informa a gerente Cristiane Farias. A empresa colocou dez listas de colégios na Rede, e pretende cadastrar o material solicitado por 20 colégios, até o final do mês.
INTERFACE - O internauta que entrar no site para procurar seus produtos contará com uma interface simples. É possível localizar um produto ou ir direto na lista escolar do estudante. No momento da compra, o internauta preenche uma ficha de cadastro e escolhe a forma de pagamento, que pode ser efetuado também no ato de entrega.
Nos pedidos acima de R$ 50, os clientes que moram na Região Metropolitana do Recife não pagam frete. Abaixo desse valor, a taxa é de R$ 3,50.
Um cadastro precisa ser feito para que o consumidor possa adquirir os produtos que colocou no carrinho. A home page possui o cadeado que indica a garantia de segurança de informações sigilosas, como o número do cartão de crédito, por exemplo.
A Modelo Online funciona num galpão localizado na avenida Mascarenhas de Moraes, que é o mesmo usado na distribuição de itens de todas as livrarias da companhia. Quinze pessoas recebem os pedidos por e-mail e encaminham os produtos para a casa do cliente por motoqueiros (de cinco a 20). A empresa garante a entrega num prazo de, no máximo, 48 horas.
MODULO - A Módulo Virtual (www. modulovirtual.com.br) é outra livraria da cidade que está investindo no e-commerce. Em seu terceiro ano de funcionamento, a loja virtual vai disponibilizar este ano, além de livros e produtos de papelaria, fardas e CDs. Estes últimos produtos deverão estar nas prateleiras em 60 dias. Enquanto isso, o forte das vendas será o material escolar pedido nas listas de dez colégios particulares cadastrados. A equipe que recebe a lista de produtos e encaminha a compra é formada por cinco profissionais, além dos cinco motoqueiros.
São 32,7 mil itens, entre material escolar, de escritório e microcomputadores. Qualquer pedido para o Grande Recife é entregue sem de taxa. Os produtos chegam em 72 horas. “A empresa espera que 5% dos clientes da loja adote a Web como meio de adquirir seus produtos.
Para compra de livros, uma boa opção, quando o frete permite, são as livrarias online da Sariava (www.saraiva.com.br) e da Lepostiche (em www.lepostiche.com.br).

http://www.pernambuco.com/diario/2001/01/12/info8_0.html

Escolar 2008 - JC / CBN - Recife

Consumo
Livrarias e editoras sem material escolar

08/02/2008 às 11h53


Do JC

Na reta final para o início do ano letivo, os pais de alunos enfrentam a escassez de livros didáticos e material escolar nas prateleiras das livrarias e editoras. A peregrinação pelas lojas não se justifica agora somente pela pesquisa de preço, mas acontece pela necessidade de encontrar o produto.

A aposentada Marinalva Pinto, 58 anos, já passou por mais de cinco livrarias e pelo sebo mas ainda tem quatro livros pendentes. A procura pela mercadoria, para os seus dois netos, começou ainda em janeiro e não terminou. "Na época disseram que só encontraria depois do Carnaval", lembra.

A professora Ana Paula de Lima, 35 anos, começou as compras no início de janeiro e somente nessa quinta conseguiu achar um livro de inglês para o filho. "No início de janeiro é mais fácil de comprar porque as pessoas normalmente deixam tudo para depois. Mas tive de voltar às compras após o Carnaval", conta.

O presidente da Associação de Pais e Alunos de Escolas Públicas e Privadas de Pernambuco (Aspape), Reginaldo Valença, critica a forma de distribuição de livros no País. "Normalmente as empresas mandam apenas uma cota para cá e só reforçam a oferta quando terminam de atender ao Centro-Sul. E a cota para o Nordeste é menor do que a demanda", reclama. Valença explica que muitos pais só encontram alguns títulos após o início do ano letivo. "Deveria existir a produção de livro regionalizada, mas haveria o problema de economia de escala", acrescenta Valença.

Alvarino Freitas, presidente da Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros), ressalta que a falta dos produtos não é generalizada. "Há livros que vendem mais do que o previsto. Acontece com livros que achamos que não serão vendidos mas terminam sendo adotados", argumenta. O Carnaval também atrapalhou a entrega. Freitas conta que há veículos que ficaram sem poder transportar durante a festa de Momo por causa da intervenção de algumas vias do País. O empresário pede paciência aos pais e diz que, ao serem acionadas, as editoras levam até uma semana para trazer de São Paulo a mercadoria encomendada.

As livrarias têm adotado essa prática para atender aos clientes. Segundo Cristiane Farias, gerente do Atacadão de Papelaria, o cliente que fizer o pagamento do livro pendente recebe normalmente a encomenda em até dez dias. "Às vezes o livro chega no dia seguinte, às vezes leva mais tempo. Estamos dando dez dias só por garantia". Cristiane conta que é mais fácil repor material escolar. "Estamos fazendo reposições diárias. Há pessoas só para isso". Juliana Gomes, supervisora do Varejão do Estudante, explica que a empresa está fazendo pedido à editora todos os dias. "Se tiver livro na editora, ele chega em dois ou três dias. Se não tiver, não damos prazo. Procuramos sempre abastecer nosso estoque".

Fonte: http://jc.uol.com.br/cbnrecife/2008/02/08/not_78882.php

domingo, 4 de maio de 2008

Estratégia de MARKETING - TER ou Morrer...


"... O Sucesso não tem nada haver com as pessoas certas, as ferramentas certas, os exemplos certos ou a organização certa. Tudo isso ajuda, mas não o colocam no topo.
O segredo é ter a ESTRATÉGIA CERTA.
Porque a estratégia define a direção competitiva, dita o planejamento de produto, nos diz como comunicar interna e externamente, EM QUE FOCAR..."
Jack Trout



Pois é, comecei hoje a ler esse livro e o texto acima, ainda no prefácio, cutucaram meus tico e teco, interessante como grandes e médias empresas não pararam ainda para esse tão importante "detalhe" FOCO.

Muitas atiram para todos os lados, gastam grandes quantias em dinheiro e continuam dando murros em ponta de faca, é impressionante é inaceitável nos dias de hoje.

Bom, vou continuar ou melhor começar o livro depois volto aqui.. :)))