terça-feira, 6 de maio de 2008

Diário de Pernambuco

Sem filas e longe do calor da rua

Livrarias oferecem facilidades e segurança para compras online

Neusa Rodrigues
DA EQUIPE DO DIARIO

No começo do ano, nem prometendo conforto, como ar condicionado, amplo estacionamento e manobrista, as livrarias garantem a tranquilidade dos pais mais escolados. Todo mundo que tem filho sabe a loucura que fica o comércio na época de comprar o material listado pelo colégio. Uma saída para aqueles que pretendem fugir das filas e dos aborrecimentos é comprar os produtos pela Web.
Algumas livrarias do Recife capricharam na segurança e na infra-estrutura dos seus sites, esperando o aumento da demanda. A Modelo Online (www.modelo-online.com.br) é um exemplo. Criada em abril do ano passado, a página lançou nesta semana o serviço de vendas online.
“A Modelo Online, que é uma unidade da corporação formada pelo Atacadão e livrarias Modelo, conta, por enquanto, com 2,5 mil itens”, informa a gerente Cristiane Farias. A empresa colocou dez listas de colégios na Rede, e pretende cadastrar o material solicitado por 20 colégios, até o final do mês.
INTERFACE - O internauta que entrar no site para procurar seus produtos contará com uma interface simples. É possível localizar um produto ou ir direto na lista escolar do estudante. No momento da compra, o internauta preenche uma ficha de cadastro e escolhe a forma de pagamento, que pode ser efetuado também no ato de entrega.
Nos pedidos acima de R$ 50, os clientes que moram na Região Metropolitana do Recife não pagam frete. Abaixo desse valor, a taxa é de R$ 3,50.
Um cadastro precisa ser feito para que o consumidor possa adquirir os produtos que colocou no carrinho. A home page possui o cadeado que indica a garantia de segurança de informações sigilosas, como o número do cartão de crédito, por exemplo.
A Modelo Online funciona num galpão localizado na avenida Mascarenhas de Moraes, que é o mesmo usado na distribuição de itens de todas as livrarias da companhia. Quinze pessoas recebem os pedidos por e-mail e encaminham os produtos para a casa do cliente por motoqueiros (de cinco a 20). A empresa garante a entrega num prazo de, no máximo, 48 horas.
MODULO - A Módulo Virtual (www. modulovirtual.com.br) é outra livraria da cidade que está investindo no e-commerce. Em seu terceiro ano de funcionamento, a loja virtual vai disponibilizar este ano, além de livros e produtos de papelaria, fardas e CDs. Estes últimos produtos deverão estar nas prateleiras em 60 dias. Enquanto isso, o forte das vendas será o material escolar pedido nas listas de dez colégios particulares cadastrados. A equipe que recebe a lista de produtos e encaminha a compra é formada por cinco profissionais, além dos cinco motoqueiros.
São 32,7 mil itens, entre material escolar, de escritório e microcomputadores. Qualquer pedido para o Grande Recife é entregue sem de taxa. Os produtos chegam em 72 horas. “A empresa espera que 5% dos clientes da loja adote a Web como meio de adquirir seus produtos.
Para compra de livros, uma boa opção, quando o frete permite, são as livrarias online da Sariava (www.saraiva.com.br) e da Lepostiche (em www.lepostiche.com.br).

http://www.pernambuco.com/diario/2001/01/12/info8_0.html

Nenhum comentário: