segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Projeto Peixe-boi






As vezes ficamos em casa, num ócio danado sem querer sair por vários fatores dentre eles, não gastar tanto dindin.....outras vezes fazemos passeios que a princípio parecem simples mas que no fundo no fundo nos trazem um rio de felicidades...

Ontem tive a oportunidade de conhecer o Projeto Peixe-boi e mesmo achando que as coisas por lá precisam de reparos, de mais cuidados e de mais atrativos, fiquei fascinada com o local.

Abaixo selecionei algumas informações importantes do que é o projeto... mas garanto que vale a pena conferir de perto..... Um Passeio e tanto..

O Peixe-boi

Roliço, grande, pesado, com jeito de peixe e se alimentando de capim. Afinal, que bicho é esse? É o peixe-boi. Apesar da cara de poucos amigos, ele é um animal bastante dócil que se alimenta apenas de vegetais (é um herbívoro). Habita os rios, estuários e o mar nas regiões intertropicais. No Brasil, existem duas espécies: o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico. Sobretudo por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.

O Projeto Peixe-boi

Durante a década de oitenta, os técnicos do Projeto Peixe-Boi/IBAMA-FMM adquiriram experiência e expandiram suas atividades, conseguindo subsídios para que o peixe-boi marinho Trichechus manatus, fosse citado como espécie ameaçada de extinção na lista oficial do Governo Brasileiro publicada em 1989 (Portaria IBAMA Nº 1552, de 19.12.1989).

Em virtude da necessidade de ampliação dos esforços conservacionistas para a manutenção da espécie e da necessidade da existência de estruturas que pudesse reabilitar filhotes de peixes-bois órfãos que encalhavam nas praias do litoral nordestino, foi criado em 1990 o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios (Portaria IBAMA Nº 544, de 26.04.1990, alteração Portaria IBAMA Nº 40, de 16.08.1991), ou simplesmente Centro Peixe-Boi/IBAMA em Itamaracá, Pernambuco.

No ano de 1998 o Centro Peixe-Boi/IBAMA recebeu status de Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos ou Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA (Portaria IBAMA Nº 143-N, de 22.10.1998) e o Projeto Peixe-Boi/IBAMA passou a ser um projeto executivo deste Centro.





http://www.projetopeixe-boi.com.br/

Nenhum comentário: